Halloween
Apesar de pouco usado, o Halloween, aqui no Brasil, também é chamado de Dia das Bruxas. Por tanto, nada melhor do que começar com as bruxas, como uma forma de homenagear essas personagens que deram o nome brasileiro ao Halloween. Bons Sustos !
Filmes para assistir
O estranho mundo de jack
Também ambientado no Dia das Bruxas, este filme em animação stop motion (com massinha de modelar) de Tim Burton, de 1993, faz muito sucesso entre os adolescentes e adultos que amam o universo onírico e gótico do diretor americano. Conta a história de Jack Skeleton, o rei da cidade do Halloween, que se apaixona pelas cores da Cidade do Natal e decide que vai transformar o Dia das Bruxas em Natal para sempre, sendo que para isso sequestra o Papai Noel. Só que o plano foge de controle e o Natal acaba virando uma festa muito sinistra, para desespero das crianças de todo o mundo. Engraçado e cheio de suspense, vale entrar na lista pela desmistificação e pela aceitação do diferente e do exótico como partes da diversidade do mundo.
A noiva cadáver
Outra animação de Tim Burton, que desta vez vai buscar referências numa antiga lenda russa sobre o assassinato de uma noiva no dia do seu casamento. Conta a história de Victor e Victoria, dois jovens que são obrigados a se casar sem sequer se conhecerem, mas acabam se apaixonando um pelo outro. No ensaio do casamento, Victor ressuscita a noiva cadáver, Emuly, sem querer e passa a viver um triângulo amoroso do outro mundo. Além da ambientação gótica, da poesia e do contraste de cores fantástico entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, o filme subverte a ordem natural das coisas e apresenta às crianças temas como morte e amor de uma maneira muito interessante.
A convenção das bruxas
Este filme, inspirado em livro homônimo de Roald Dahl (mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolates e Matilda), conta a história de um menino e sua avó, que decidem passar férias em um hotel onde todas as bruxas do mundo se reuniram para a sua convenção anual. O projeto sinistro das bruxas é transformar todas as crianças do planeta em ratinhos. Sem saber que a avó é uma famosa e lendária caçadora de bruxas, o menino se vê envolvido numa trama de mistério e aventura, para ajudá-la a literalmente jogar água na brincadeira das narigudas e salvar as crianças do planeta.
Coraline
Inspirado em livro homônimo de Neil Gaiman, Coraline é dirigido por Henry Selick, mas bem que podia ser um dos filmes de Tim Burton, dada a coincidência de elementos encontrados na literatura do escritor britânico e nos filmes do diretor americano. Conta a história de uma menina que se muda para uma estranha mansão com seus pais e que descobre uma porta para um mundo secreto, onde vive um outro pai e outra mãe iguaizinhos aos seus, só que bem mais legais.
Os fantasmas se divertem
Outro clássico oitentista, de 1988, dirigido por Tim Burton. Conta a história de um casal de fantasmas que para espantar uma família de vivos da sua casa mal-assombrada, decide contratar Beatle Juice, um fantasma caçador de vivos. As confusões que ele apronta são impagáveis, sendo que o casal de fantasmas, ao se encantarem com a filha do casal vivo, desiste de espantar os novos moradores da casa. Beatle Juice porém, é incontrolável…
Sei que são filmes mais antigos, mas vele a pena ver, mt bons mesmo.
Bjussss